BREVE HISTÓRIA DA RORIZ DA ROCHA AGROPECUÁRIA


A empresa que começou por acaso é referência no setor do agronegócio

NATAL (AI) – Alguns anos atrás, ao receber uma vaca de presente, o empresário Ricardo José Roriz da Rocha não podia imaginar o que lhe viria acontecer. Sem ter onde criar o animal, ele aceitou a ajuda de um amigo. E como esse amigo precisou se desfazer de alguns animais do seu rebanho, Ricardo Roriz dele comprou uma vaca aqui e outra acolá. Quando viu, já possuía um rebanho inteiro.

Inicialmente os animais eram criados na maneira tradicional. Com a inclemência da estiagem, a pastagem ficou escassa. E Ricardo Roriz descobriu que nem só de bons pastos se alimenta um rebanho. “Foi ai que comecei a me preocupar com a alimentação dos animais” – explica. Isso mudaria tudo.
        
                 
                                                  Ricardo Rocha (acima) e Taumaturgo Rocha e Iza Rocha (abaixo). Foto: Regina Greenen/IBS

A mudança começou com Ricardo Roriz vendendo parte dos animais que possuía para investir em vacas leiteiras da raça girolando. Também arrendou uma propriedade em Poço Branco/RN e formou uma parceria com o seu pai, José Taumaturgo da Rocha, cuja experiência com vida agrária era, até então, praticamente nenhuma. Afinal, no ano de 2000, Taumaturgo se aposentara como Subprocurador Procurador Geral da República e Professor de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ali nascia a Roriz da Rocha Agropecuária. Os dois, então, procuraram o auxílio do SEBRAE/RN, que promoveu inicialmente um levantamento da situação – contando para isso com a “expertise” dos professores Fernando Viana e Josimar Torres – seguida de um plano de produção de alimentos. Depois disso veio o Programa Leite e Genética, ocasião em que passaram a ser atendidos pela IBS – Instituto Bio Sistêmico.

Era tempo de organizar e modernizar a empresa familiar, se quisessem que ela se transformasse em referência mundial no setor do agronegócio. Esse posto foi alcançado, de acordo com os índices globais apurados pelo programa ABS Monitor, da ABS PecPlan, com a empresa alcançando posição no TOP 10% de Del médio – obtendo excelentes resultados em lactação e taxa de serviço. Com cinco anos de história, a Roriz da Rocha Agronegócio se tornara um “case” de sucesso entre as melhores fazendas do mundo.

O segredo desse sucesso foi à adoção de rigorosas normas de ação por parte da empresa, que logo viu se elevar o nível de qualidade do seu rebanho bovino leiteiro. E hoje a Girolando Roriz da Rocha pretende que o mesmo ocorra em todas as fazendas do Brasil, razão pela qual seleciona, cria e comercializa espécimes – animais e embriões – da raça girolando, dotados de genética superior. “Queremos ser referência na utilização de novas tecnologias, e, valendo-nos de práticas inovadoras de gestão e eficiência no manejo, possibilitar por meio de seleção genética alta qualidade aos rebanhos”, sublinha Ricardo Roriz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SILAGEM DE MORINGA NO RIO GRANDE DO NORTE É FEITA COM SUCESSO

MORINGA E PALMA-FORRAGEIRA: UM BOM NEGÓCIO