A NOVA PECUÁRIA E O CUSTO BRASIL: A ORDEM É CRESCER APESAR DELE


Frente às recentes discussões, inclusive suscitadas neste espaço, acerca dos esforços do setor leiteiro para manter-se ativo diante das dificuldades pelas quais ele passa, recorrentemente abordamos aqui, na esteira do que é noticiado em toda a mídia nacional, o problema da importação do leite em pó uruguaio, que no meio pecuário brasileiro é dita como "predatória". Porém, e como forma de alargar a questão, outro ponto de máxima relevância, nesse sentido, é o do “Custo Brasil”.

Basta dizer, de início, que ele provoca dia-a-dia crescimento menor do PIB brasileiro, a despeito das potencialidades intrinsecamente produtivas de nosso país.  O “Custo Brasil” não é senão, diga-se, a diferença existente entre o custo de produção no Brasil e em outros países. Enunciado simples, mas de efeito forte, pois o "Custo Brasil" é responsável por tornar nossos produtos menos competitivos tanto no mercado interno quanto no mercado externo. Ele, não satisfeito, porque encarece também é capaz de desencorajar a produção nacional, freando-a.

O “Custo Brasil” se apresenta a todos os brasileiros, aliás, na forma de infraestrutura precária, elevados impostos, altas taxas de juros e câmbio por vezes sobrevalorizado – ou apreciado. Em especial sobre as taxas de juros, elas findam por premiar a especulação ao invés da produção. Já os altos impostos, se não revertidos em infraestrutura adequada, só encarecem os  produtos, rurais ou urbanos, implicando negativamente na produção e, por extensão, na criação de empregos em nosso país.

A solução para o “Custo Brasil” dar-se-á pela política, é certo, mas enquanto tal não acontece, a Roriz da Rocha Agropecuária aposta para aumentar a sua competitividade, e superar as dificuldades existentes no cenário nacional, em investimentos na área da assistência técnica, correta aplicação dos insumos e genética animal adequada. Isso como forma de aumentar a sua produção e, mais que isso, fazê-lo com qualidade. A Roriz da Rocha Agropecuária acredita, ademais, que “a nova pecuária” tem na tecnologia e na gestão seus fatores diferenciais ante tal contexto vivido.    

                                                                                                                                                         Imagem/créditos: Pixabay

 

 

 

 

 

            

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